domingo, 18 de abril de 2010

Em todos os anos nessa indústria vital...*

Há semanas estávamos marcando de subir um dos 3 vulcões ativos da Guatemala: o Pacaya, que faz parte do complexo de 32, 33, 37 - não sei bem - vulcões espalhados pelo território guatemalteco. Falando assim, parece até parque de diversões. Na verdade uns estão mais pertos, outros longe, em uns se pode subir, já em outros o acesso é complicado. O lance é que o Pacaya é o mais visitado e vários amigos já subiram, sem problema algum.

Combinamos de ir eu, o Fábio (Brasil), o Fidel (México) e os chapines Ricardo, Mariella e Luisa. Deveríamos ter saído ao meio-dia da minha casa, mas por um erro de comunicação, somado à pontualidade chapina, saímos às 13h10. A ideia era subir o Pacaya (1h pra chegar e 1h30 para subir), ver o rio de lava, o pôr-do-sol, fazer algumas piadas, descer e ser feliz para sempre. Isso senão fosse 1. O sol sumiu pouco antes de chegarmos; 2. O ar ficando mais rarefeito a cada metro caminhado (a parte do “felizes para sempre” já seria cortada a partir deste tópico); 3. Chegasse numa parte da montanha com 3 caminhos diferentes e conseguir tomar os 2 errados e ter que voltar; 4. Um acidente jamais registrado no topo do volcão – até então – acabar com a expectativa de uma tarde 100% divertida.

Quando já estávamos a muuuitos metros de altura, mas ainda longe de ver a lava e a cratera (e, na verdade, de chegar de fato ao vulcão), umas pessoas que estavam descendo nos falaram que não poderíamos subir muito mais porque tinha acontecido um acidente. Nisso subiram uns carros da polícia e dos bombeiros e vimos que a coisa era séria e quisemos subir um pouco mais para ver até onde poderíamos chegar e para aproveitar o restinho de fôlego que ainda nos restava... Até que uma cena de filme baseado em experiências reais passou na nossa frente: uma menina com o rosto cheio de sangue montada num cavalo (se quiser você pode pagar para subir o vulcão em um cavalo) guiado por dois homens descendo a montanha dizendo-nos “não vão, não subam por favor” e chorava e o sangue escorrendo. A cena foi realmente impactante, porque não sabíamos o que dizer a ela, porque até então não sabíamos exatamente o que tinha acontecido. Um outro grupo que descia nos explicou que houve uma explosão e que caíram pedras e lava (e nós ainda queríamos vê-la, obrigada) que atingiu a um grupo e que havia dois mortos. Aí o choque foi maior e quando nos preparávamos pra descer veio uma vítima que tinha uns machucados nos braços atingidos pelas pedras que nos disse para não subir e que se quiséssemos ver lava que era melhor vê-la pela TV.

Começamos a descer aquele caminho arenoso em velocidade recorde, e as ambulâncias subindo e, para piorar, a neblina limita nosso campo de visão a 5 metros e começa a chover, e a chover mais forte e mais forte e A CAIR GELO DO CÉU! Não dava nem tempo nem espaço de abrir o guarda-chuva e quando já estávamos na metade do caminho para chegar ao estacionamento (o vulcão é tão pop que até estacionamento próprio tem) ouvimos o que pode ter sido mais explosões 5 km acima. Para terminar, caiu o mundo de água quando chegamos em terra firma que chovia mais dentro que fora do carro.

Quando já tínhamos recobrado a consciência nos demos conta de que senão fosse pelo atraso estratégico na saída da capital, poderíamos ter sido testemunhas oculares do acidente que matou um guia e uma turista venezuelana... Repetindo: o primeiro acidente desse tipo registrado na história ativa desse vulcão ou na história desse vulcão ativo, ainda estou confusa. Resultado: fomos agradecendo ao Deus do Milho pela nossa vida do Pacaya até chegar em casa, sãos, salvos e encharcados e ouvindo pelo rádio uma locutora dizer “buenas tardes mis amigos en esta linda tarde de domingo”. Acho que alguém esqueceu de abrir a cortina hoje.


Antes de subir, com nossos cajados marotos alugados




No meio da bagunça




Melando o rock...

Estamos bem e no final saímos para comemorar a vida com um delicioso crepe de Nutella, que é deus em forma de sobremesa na Guatemala.


* Essa é a primeira vez que isso me acontece.

18 comentários:

Carine disse...

Queridona..... há males que vem pra bem não é??? graças a Deus que vcs erraram o caminho.....
Dos posts abaixo eu caí de tanto rir! Estou com saudades! bjoss

Martinho disse...

Renatrila, se você voltar viva da Guatemala, eu ficarei feliz... mas muito surpreso! ahuuhauha

Sério, cuidado com esse país maluco, ok? Pegue leve. (Você nunca...)

Beijão
Marto

Henrique Landim disse...

Por que o Morro do Moreno não é um vulcão ativo?

Maldita Vila Velha!

Guto disse...

Gata,

Que bom ver vcs em casa sao (nao tenho acentos da lingua portuguesa no meu computador...Obrigado) e salvos!!!!

Vc só se esqueceu de agregar que a Luisa e a sua caixa de cigarro diária contribuiram muito para a salvacao de todos vcs, já que ela tinha que parar a cada dois minutos pra dar uma respirada...jejejej

Bjos

Aline Mamede disse...

Renata,
Impressionante seu relato! E cada vez mais acredito que nada é por acaso (vide atrasos e caminhos errados até chegar ao topo do vulcão).
Que bom que essa história vai ficar como uma aventura que você vai contar até para os netinhos e não como cicatrizes no corpo! =P
Mas intercâmbio sem aventuras não é intercâmbio, né? hahahha
Beijos,

Aline
(trainee em Santiago)

.fábio disse...

As pessoas estao esquecendo de colocar DO MILHO depois da palavra Deus.

Renata disse...

Les agradezco leer el comentario bien puesto de Fabio.


CABAL!

Katarine Rosalem disse...

Antes de comentar, propriamente dizendo, algumas considerações:
- O Deus do milho é realmente forte \o/.
- Pela sua cara de animação na foto 1 dá pra imaginar como foi a cara quando vcs souberam das mortes...
- Pica-pau é o que há!! Principalmente se foi transmitido pelo programa “Show Maravilha – SBT”! Boas tardes da infância ‘ociosa’ que não voltam mais.
- “Dan-diridaw-daw-daw-daw-dan-diridaw...” (nem precisa dizer...)
- A voz do guarda-linhas é ótima e irritantemente calma.

Gente...
Amiga, vc se benzeu antes de viajar pra Guatemala??? hauHAUHAuHAuAA... Lendo seu post não consegui deixar de pensar numa frase que usávamos muito no Nacional: “sempre as mesmas pessoas!!!” rsrsrsrs... Vc é como eu. Tem coisas que (em todos esses anos nesta indústria vital...) SÓ ACONTECEM COM A GENTE!! Kkkkk...

No mais, aproveite!! Só não se machuque!!!! Rsrsrsrsrs... bjos com saudades!

Unknown disse...

Hermanita...seu espírito aventureiro tem que continuar conversando bastante com o tal Deus do Milho, porque quase mesmo vocês viraram pipoca!
Take it easy!
Bjos
Rosana

Elisa Ribs disse...

Ai dessa Guatemala se não devolver a minha Renata inteira. Aí ela vai ver a fúria de Nossa Senhora da Penha (aleluuuuia), hauhauhua. God! Cuidado aí, sua doidapracaralho.
ps: Detalhe que esses dias, num sei onde eu tava (acho que no médico) e tava passando na TV uma entrevista com a Glória Maria, ela dizendo que o maior cagaço da carreira foi pousar de helicóptero em cima de um vulcão. E eu pensei: "Por que raios alguém quer brincar em um vulcão?". Pois. Vivas a nossa GM capixaba, hauhauha.
Beijos, queridona.

Unknown disse...

Putz!!! Que bom que vcs estão bem...
Segura a emoção aí na Guatemala e volta viva, obrigado.
Bjs

Mammy disse...

Filha,
Ainda estou abalada com as notícias. Que loucura! Esqueça essas profecias e peça mais a proteção Divina. Quero te encontrar muito bem daqui alguns meses.

Um bjao

Mammy

Tia Regis disse...

Natinha,que país bisaro acontece cada coisas estranhas que só vendo para acreditar, mas fico muito feliz em saber que você está bem. Antes de sair ´para esses passeios aventureiros, peça sempre a proteção divina,esse seu atraso na viagem não foi por acaso pode ter certeza. JAMEL E TODOS NÓS ESPERAMOS POR VOCÊ.
DEUS TE ABENÇOE.

Uma beijoka.
Tia Regis

Ronald disse...

Drag.....
não é pq vc é uma das cabeças do dragão que pode enfrentar algo que cospe mais fogo que vc....
bjs...
PS.: adoro te acompanhar por aqui....
saudades sempre!

Unknown disse...

ei prima!!!!

q coisa essa do vulcão hein!??deu medo daqui =S Mas alivio por vcs estarem tds bem!!!!!


bjokssss

fmotoki disse...

Fia... Toma banho de sal grosso (rs) Mas q bom q vc ñ tava lá em cima qdo aconteceu td...

Mas dá um bom passeio de domingo, sempre e qdo o vulcão esteja comportado :P http://picasaweb.google.com/fmotoki/Pacaya?authkey=Gv1sRgCPy7i9DUp57A7gE#

Tiago Pizzolo disse...

pqp! to planejando conhecer a guatemala e este vulcao tava na minha lista de o que fazer, apontad no google earth e tudo!
garota diovan, se cuida aí nessa terra chapina!
beijao

blogdofilhaum disse...

HAHAHAHAHHAHA tipo, será que o mundo não percebeu que o problema é VOCÊ?

Então, favor não voltar para o ES, pelo amor do Deus DO MILHO!

PS: Ótima lemmbrança o desenho.

Bjs