domingo, 4 de abril de 2010

Ahhhhh... O Mundo Maia!

Depois de um mês sem dar o ar da graça, voltei para contar umas passagens nas minhas andanças pela Guatemala. Para economizar cliques e acessos, vou resumir duas histórias e contá-las agora, ya, now!

Panajachel (departamento de Sololá)

O primeiro desafio de viajar na Guatemala é pronunciar o nome da cidade de destino. Não que “Panajachel” seja difícil em espanhol, mas o som da palavra ecoa como algo com o que jamais farei algum tipo de associação.  Talvez essa minha limitação deva ser porque Vitória e Vila Velha – tão comuns no meu vocabulário capixaba – não careçam de muito poder de abstração. Enfim, Panajachel (Pana para os íntimos) ainda vai, quero ver o dia em que eu for a Huehuetenango, Chalchuapa ou coisa assim. Terei que ter muito cuidado, pois uma troca de sílabas pode me levar, de repente, para um lugar mais bizarro ainda, tipo Honduras, sei lá (ok, ainda não superei o trauma).

Fomos comemorar o aniversário da amiga chapina Celeste em Pana num final de semana. Além de nós duas, foram também o Fábio (Brasil), a Miriam (México) e o nosso amigo, motorista e dublê de ator cantonês, José-Jackie Chan. Lá encontramos a Estrella (Guate) e o Malek (Alemanha). Depois de andarmos pelo mercado de artesanatos pedindo desconto até em chiclete, pegamos um barco que nos levou até o povoado de San Pedro la Laguna. Ah sim, barco porque em Pana está localizado um dos maiores lagos da Guatemala, o Atitlán, com 126 Km2. O lugar é bem bonito, mas infelizmente o lago está contaminado por uma bactéria, o que impede algumas (eu disse algumas) pessoas de tomar banho. Os riscos são os mesmos conhecidos de outros lagos impróprios: você mergulha com 10 dedos nas mãos e volta com 15 e ainda ganha um 3º olho de brinde. Resultado: qualquer gota do Atitlán que caísse em nós durante o trajeto já era motivo para desabrochar o desespero de se tornar um mutante. O mais legal do passeio foi conhecer uma hippie gringa muito bonita que nos acompanhou no barco. Imaginem só: loira, alta, olhos azuis, magrinha... E com a trança da Rapunzel embaixo do braço.

San Pedro la Laguna é um povoado muito interessante. Lá há vários bares e restaurantes legais, pousadas baratas e os nativos falam, além de espanhol, umas línguas indígenas chamadas K'iché, Tz'utujil e Cakch'iquel (agora eu dou um doce pra quem souber pronunciar isso). Seguindo a tradição chapina de beleza no rock, saímos para uma boate onde a pessoa mais bonita era o garçom, obrigada. E como quando chove Xuxa no meu colo cai Pelé (e se bobear com a Sasha no colo dele), podem imaginar as criaturas que por lá estavam. Até um aborígene neozelandês apareceu entre os hippies e os nativos na festa. Para resumir Pana, deveria dizer que os pontos altos foram: nativa tomando banho peladinha no lago, Jackie Chan “perdendo” o quarto na pousada e uma ressurreição da Shakira no início de carreira como trilha sonora local.

Tikal

Na semana santa Fábio, Ricardo (amigo chapin-hindu) e eu fomos às ruínas do império maia que estão situadas na região de Petén, a umas 10 horas da capital. Tikal foi uma das mais importantes cidades maias e o lugar é absurdo! Pirâmides, templos, palácios... Todos construídos mais ou menos entre 200 d.C. e 850 d.C. 

Eu não vou falar muito sobre a nossa caminhada de 5 horas, porque resolvemos ilustrar melhor essa experiência utilizando tecnologias pós-colombianas. Semana que vem eu conto sobre o resto da viagem. Por enquanto fiquem com a nossa mais nova empreitada, o Mira Pues (expressão mais usada depois do famoso “Fijáte” – uma espécie de “note”, “veja bem” -, dito a cada vírgula), pocket show mais chulero* da Guatemala. O nervosismo da improvisação me fez esquecer plurais e pronúncias em português (ver: "válios" e "artesãos"), sorry.


Ah sim, isso tudo era só pra dizer que eu vou fazer mais uma tatuagem, inspirada pelo mundo maia, com dois objetivos distintos: marcar definitivamente minha experiência de intercâmbio nesse lugar maluco e, claro, acertar as contas com a civilização que previu o caos em 2012.

Hasta luego, muchis.

*Chulero = bacana, legal, sussa.
Ps. Novas fotos no Orkut, Facebook e em http://picasaweb.google.com.br/re.smurari

20 comentários:

.fábio disse...

Não li ainda mas já to comentando pra não esquecer e vc passar a semana inteira enchendo o saco ! hehehehe

Bárbara disse...

ADOREI o video!!! :)

ri muito de voces aí!!!

voces tem que vir pra Costa Rica me visitar!!! que tal "aventuras de Renata e Fabio em terras ticas"? ;)

beijos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Já li o blog, assisti ao vídeo e vi quase todas as fotos..kkk
Já estou aguardando ansiosamente o próximo episódio das suas aventuras com fábio..
conte-nos como foi a comemoração da páscoa na Guatemala....
bjos prima

Renata Murari disse...

Só pra deixar claro que o plural é artesãos mesmo auihaiuhauiaha. foi apenas um lapso parcial.

kenialice disse...

e "válios" foi só uma homenagem ao cebolinha, né =P.
Com certeza: tatuagem é uma coisa que bate e fica, doidinha!
saudades e adoro seus posts! ehehhe
beijo

Anônimo disse...

Escreva "válios" que seu pai te mata!!! HAHAHAHA.... deixa só ele ler isso..rsrsrs....
Fenomenal o seu post.... se fizer tatoo maia, coloque alguma letra do alfabeto maia... mto show!!!
To lendo tudo por aqui... vendo as fotos... SENSACIONAL!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisa Ribs disse...

Agora não vai rolar de ver o vídeo, mas adorei os relatos até aqui. E tô curiosíssima pra saber como vai ser a sua nova tatoo. Beijones!

Ronald disse...

oi!
Li saboreando uma pamonha doce...
o universo conspira....
muitas saudades

Unknown disse...

Renata!!!ri muito com o vídeo!!e estavas bem acompanhada sim sra eheh..achei piada qd ele disse que o mundo nao ia acabar...mas se não nos adaptássemos ao "novo mundo" iamos bater as botas!!rsrsrs...eu ca n vou fazer a tatuagem mas vou entrar nele com o pé direito..é a minha forma de adaptação:) ahahahah beijka vai postando*****Di Portugal

blogdofilhaum disse...

HAHAHAHHAHAHAHAH SUA TOSCA! Aliás, descobri que você tem parceiros piores que você...

Já ia te cobrar uma visita às ruínas dos maias. É lenda esse papo de que eles previram o fim do mundo pra 2012, isso é só mais uma falácia dos YANKEES pra vender filme! E já que você vai fazer uma tatuagem em homenagem à Maia faça tb uma para o Raj :)(Ok, ok, o mesmo banco, a mesma praça, blá blá blá...)

Rê, vc está se alimentando direito? Estou te achando menos formosa. :P

Bjs,

Gleyson, postando de CoQuEIraLlll, lek!

Unknown disse...

Adorei o post.....continue nos relatando suas aventuras desse jeito bem humorado. Boa sorte por ai.
Bjao.
Natalia Lara

Unknown disse...

Bicho..dava um dedo do Lula pra poder estar aí com vc. hahahhaha.
Beijos

Patrícia Arruda disse...

Gataaaaaaaaaa
Mto bom o vídeo...adorei..ri mto! ehauehauhe
Saudades de vc doidinha!
bjãooo
Parruda

Aline =) disse...

Ei primaaaaaa!!!!!
Como é bom te ver, msm q pelo vídeo somente, mt mt engraçado!!!!Adorei!!!!Irado...Dá até vontade de ter participado!!!!
Li o post e tbm dei mts olhadas nos q ja tinha lido tbm...rsrs..é sempre interessante!!!Tbm to adorando ver as fotos!!!!!
Mtsssss saudades suas!!!!!

bjussssss niniiiiiii
Te adoro!!!

Aline disse...

ahhhh...e massaaa a idéia da tatooo!!!! bjoks

Martinho disse...

AUHUAhUAHauHAuAhUAhuaHUAhUAHauHuAHU

Toda vez que vocês dizem "Os Maias! Os Maias!" eu imagino que a Ana Paula Arósio está vindo correndo com roupa do século XIX e cabelo pintado loiro.

Seu espanhol está lindíssimo, Renatrila! E o "jornal" ou lo que sea está engraçadíssimo também. Parabéns. =]

Um beijão

Patricia Galleto disse...

Ri bastante de tudo e do comentário do Gleyd. Muitas saudades! beijos.

carlos calenti disse...

ai, amor, tava com saudade de te ver. e de rir de você. :)
adorei o vídeo (e o comentário do martinho tb, hahaha).

bjooo