domingo, 20 de dezembro de 2009

¡Qué raro! – parte 1

Raro no mundo hispânico – ou no mundo chapin até onde eu sei – não significa apenas algo difícil de ser encontrado, mas sim algo que seja estranho, esquisito ou não muito usual. No último post do ano (já saberão o porquê), decidi falar sobre as coisas raras y extranãs que já notei neste país, tendo 98% de certeza de que elas passem despercebidas aos olhos nativos. O mais engraçado, antes de tudo, é que a palavra traz conceitos antagônicos, pois apesar de ser estranho (aos meus olhos, óbvio), de raro, raro mesmo, não tem nada, porque tudo não passa de hábitos curiosos dos guatemaltecos. Fora toda a falação de cumprimentos já relatados no post anterior, vou elencar aqui alguns costumes aleatórios.


1) Desodorante santirário
Nunca fui a nenhum bar ou restaurante não-chique ou, ainda, em clubes, casas noturnas ou seja lá onde for no Brasil em que o banheiro estivesse tão limpo quanto os banheiros dos estabelecimentos guatemaltecos. Em todos, eu disse todos, nunca falta papel higiênico, sempre tem sabonete e papel para secar a mão e ele está sempre cheiroso. Isso graças aos vidrinhos de Glade Plug e Bom Ar disponíveis aos clientes. O mais engraçado, no entanto, é que em vez de colocar aquela pedrinha cheirosa dentro do vaso, cujo nome técnico é desodorante sanitário e vem, inclusive, com instruções de uso, aqui o povo põe pendurado no lado oposto ao da descarga. Ou seja, você vai pegar o papel e dá de cara com a pedrinha rindo pra você e na volta você corre o risco de esbarrar nela, dependendo do tamanho do toilette. Enfim, eu acho que isso pode afetar o psicológico da pessoa. Afinal, a pedrinha colorida está num lugar “raro”, daí você encosta a mão já imaginando onde ela teria que estar estar de fato... Aí pronto, acaba com qualquer concentração devidamente necessária a momentos como este.

2) Propagandas malucas
Continuando a saga nos banheiros, onde eu trabalho existe um fenômeno muito interessante. Nas portas das cabines dos banheiros femininos tem um cartaz sobre um teste de gravidez produzido pela própria empresa. Imaginem comigo: uma foto com o fundo azul, metade é uma meia fralda e a outra metade uma meia calcinha de bíquini. A mensagem é algo como perguntando se você quer ficar tranquila e curtir suas férias ou se tem que se preocupar porque sua vida vai mudar etc. e tal. O engraçado, lógico, é o trocadilho do idioma, já que gravidez é embarazo em espanhol e imagino o quanto o “teste de embarazo” não deve deixar qualquer funcionária realmente embaraçada caso ele dê positivo. Estou dizendo isso porque outra coisa rara na Guatemala é a licença maternidade. Pelo que me disseram são 4 meses antes da mulher ter o bebê e mais 4 (dependendo da empresa) depois, porém estes com meio-expediente. Bem lógico, né? A mulher fica 4 meses esperando o rebento chegar e quando ele finalmente chega ela tem que ir trabalhar para compensar o período em que ficou em casa. Mais bizarro ainda é que já notei que os testes estão nos banheiros dos 1º e 2º andares apenas (o prédio tem 4), justamente onde o índice de grávidas e mães em licença é bem mais alto! Não vejo algo tão subliminar assim desde a palavra “sex” piscando no pó maluco que o macaco joga no ar no 1º filme do Rei Leão.

3) Educação no trânsito
Já comentei que as pessoas aqui são extremamente educadas e amigáveis, mas parece que assim que elas entram num carro, toda uma geração de bons costumes vai embora na primeira acelerada. Outro dia fui ao supermercado com a Albita (dona da casa onde moro) e em menos de 10 minutos ela teria perdido todos os pontos da sua carteira se estivesse no Brasil e se houvesse fiscalização eficiente, lógico. Na teoria o cinto de segurança existe, na prática ele é apenas um cinto, portanto, um acessório facilmente esquecido. Sinal vermelho não existe, a não ser que venha um carro numa velocidade que seja considerada maior que a sua, senão simplesmente ignore-o. Já a buzina é item de série. O engarrafamento pode estar 100% parado, mas a tradição chapina acredita que 17 buzinadas por minutos cria uma força oculta que vá fazer o carro da frente andar. Seta... Que é isso mesmo? Mais o quê? Ah, sim, pedestre = criatura que atrapalha minha passagem e farei meu melhor para que ele não atravesse em segurança. Por último e não menos importante: sinais de alerta. Essa semana 2 carros bateram bem em frente à minha janela. As motoristas saíram, discutiram e na meia hora em que ficaram ali, nenhuma das duas ligou o pisca-alerta ou colocou o triângulo para sinalizar. Resultado, quase que outro carro atingiu as duas em cheio alguns minutos depois. Triângulo nem sei se existe e o pisca-alerta serve para os mais atenciosos que querem dar seta, porém não fazem ideia de onde ela fica.

4) Misturas exóticas
Não estou falando dos descendentes dos maias, incas e astecas, até porque eu jamais conseguiria distinguir quem é civilização pré-colombiana e quem faz parte do elenco de apoio do Chaves. A mistura rara que tem por aqui é uma tal de michelada, bebida que mistura suco de tomate, sal, limão, pimenta tabasco, cerveja, gelo e MOLHO INGLÊS! Sério, a primeira vez que provei (e não a única, infelizmente) eu tive a impressão que me trariam um quibe logo em seguida. Como não trouxeram eu tive que ficar com aquele gosto de molho inglês até que pudesse beber a primeira coisa não-salgada pela frente. Enfim, nojento, não, obrigada.

5) Se ela entra, eu entro
Por último para a seção rara de hoje, a seleção dos vips para a noite chapina. Quando me contaram eu não acreditei, mas depois que vi de perto achei a coisa mais bizarra de todos os tempos. Na noite guatemalteca não é você que escolhe o clube onde quer ir, ele é que escolhe você. Explico: você selecione o lugar, chega lá e o segurança decide se você está bom, bonito e bem vestido o suficiente para frequentá-lo. Se a pessoa não preencher os pré-requisitos aleatórios do segurança (que no meu conceito não entraria nem se tirasse o bigode se eu estivesse no lugar dele), ela simplesmente não entra, mesmo se mostrar a carteira recheada de quetzales (moeda local). O motivo é manter o “alto nível” do clube. Resultado: como os guatemaltecos ficaram lá no finzinho da fila da altura e da beleza, as discotecas correm um sério risco de ficarem vazias. Pelo menos na 1ª vez que entrei em uma pensei “se esses são os selecionados, coitado de quem ficou pra trás”. Ah sim, e night club aqui só até 1h da manhã. É lei nacional! Daí você sai de casa às 20h e incrivelmente à meia-noite já não aguenta de tanto ficar em pé.

Escrevi um montão por um bom motivo. O povo da Novartis vai ter um feriadinho malandro devido às festas de fim de ano e eu vou aproveitar para viajar com os amigos roomies e a Fiorella, peruana figura cujo vocabulário em português é restrito apenas a frases de conteúdo impróprio. Vamos fazer um tour por Utila, em Honduras (onde também queremos o direito de hospedagem da embaixada, é lógico), depois descer pela Nicarágua, virar o ano em el Salvador e voltar com muitas fotos e a mandíbula doendo de tanto rir devido às 46.532 situações engraçadas que estão para acontecer.

Até o ano que vem então.
Beijo e sucesso.

18 comentários:

Martinho disse...

que inveja dessa viagem maluca!

Um beijão e bom fim de ano, Renatrila! Divirta-se bastante e feliz 2010! =)

Daniel Blaia (danielblaia@gmail.com) disse...

hahuauhahuahu
certeza!! coisas raras sao o que há...
detalhe: se vc fala pra um chapin que michelada eh ruim, eles te xingam e etc...
UTILAAAA !!!! eu fui!!!! muuuuuito bom!!! eu fui durante a semana santa, tava lotaaaaaaaado!! eh mto mto mto bom por lá... coma a comida tipica hondureña: baleadas... eh bem bom. se quiser alguma dica pode me mandar email...
em el salvador não pode deixar de experimentar as pupusas!! bom demais!!

ta mto divertido seu blog, hehehe... bem nostalgico

bjo

Daniel

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...

ai, vc é minha xará (ou chará?) e ainda mora com meu irmão, o fábio!

adorei seu blog! e rio a cada duas frases!

boa viagem pra vcs!

Patrick disse...

Cara, choro de rir com seus posts...
Feliz natal e um bom ano novo
bjão

Katarine Rosalem disse...

AMIGA! ¿como estás?
Que FELIZ poder ler vc novamente. Mais feliz ainda, é ter notícias suas. No mais, já morri de rir com seus posts e já estou com vontade de ler o próximo. Espero que as viagens de fim de ano sejam bem produtivas e alegres para que vc tenha muitas novidades pra contar. Bom, hasta la vista, hshshshshshs.... para não fugir dos costumes guatemaltecos, rsrsrs.... bjokas capixabas e já com saudades pra ti!!

Melina disse...

Tô rindo da parada do molho inglês até agora!
Banheiros limpos...que sonho! HUAHuahuHAUhauhu
Besos!!!!! Feliz Natal Rê e Feliz Ano Novo! Quero seu endereço!!!!
ps: estou ouvindo músicas latinas para escrever hehehe

pedropn disse...

haha
muito legal o post, Renata! Curte aí as experiências e as próximas 'raridades' =)


Pedro Pignaton da @ =P

carlos calenti disse...

amoreee,
mto engraçado mesmo. não para de escrever no blog não, diminui um pouco as saudades.
besoooos

Filipe disse...

Renatinha!

nada me faz rir mais que um post seu. Irônico e debochado a ponto de ser quase politicamente incorreto, ahuAHUhuahu.

Por isso eu estou triste que vai demorar pra ter outro. Mas certamente o próximo vai ser muito bom, com o tour pela centroamerica.

Feliz navidad y próspero año nuevo para todos nosotros, chica chapina!

besos.

Carine disse...

auheuaheuhiaheiuahieuhaiuehiauhe
aheiuahiuehiuaheiuaeh
fELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO QUERIDONA!
saudades, e louca pra estar nessa viagem maluca!
beijossssss

Juliana Farias disse...

Maravilha, renatrila. Realmente está muito boa sua experiência. Sucesso em 2010. Bjks, juju

Anônimo disse...

Irmã,
cada vez melhores os posts. Divirta-se e aproveite bastante para registrar novos fatos "raros" pra gente.

Beijos.

Rogério.

Aline disse...

Ola prima querida!!!!!!!
Bom demais ler mais uma vez seu post, mt mt engraçado!! uma pontinha de inveja "boa" dessas suas aventuras!! Mas vc merece tdddd de bom ai!!!!
bom te desejo um natal maravilhosooo, e um 2010 simplesmente sensacionalllllll

Te adoro prima!! mtsss saudades!!! bju

Cazulito disse...

Um drink com molho inglês... E eu aqui pensando que ia ser o primeiro no mundo a fazer um desses.

Terei que apelar para o queijo minas.

Patricia Galleto disse...

hahaha demais o blog, Rê!
Muitas saudades de vc!

Beijos!

Elisa Ribs disse...

Tá, agora vim aqui saber dessa história de semi-deportada. Cadê?