domingo, 3 de outubro de 2010

San Blas: o paraíso não é logo ali mas a gente chega!

Fugindo da chuva vitalícia na Guatemala, um grupo de amigos e eu resolvemos investir num feriado coletivo e elegemos o Panamá como destino final. Apesar de ser de Vitória, nunca fui fã de terras muito quentes e estando na Guatemala há um ano, já me desacostumei a sair do banho suando e permanecer o resto do dia escorrendo água pelo corpo onde quer que você esteja. Na verdade Guate tem a melhor temperatura do mundo, o problema é que chove seis meses seguidos por ano. E se fica um dia sem chover, tenha a certeza que no outro cairá a cota de água do dia somada ao que não caiu no dia anterior.

Enfim, o Panamá é tão quente3 que deixa os verões de Vitória pedirem arrego. O mais interessante é que a quantidade de suor liberada é inversamente proporcional à amabilidade dos panamenhos. Não vou generalizar porque existe gente boa até na Argentina (Copa do mundo feelings), mas em todas as lojas, restaurantes e em 80% dos taxis as pessoas ou foram grossas ou ignorantes ou indiferentes à nossa presença. O que mais me marcou, de fato, foi o táxi no Panamá. Se ele estiver indo pra aonde você quer ir ele te leva, senão o motorista nem te responde e simplesmente vai embora.

Passamos um dia na capital, dormimos 1h e fomos de viagem para San Blas, um arquipélago caribenho bizarramente lindo, formado por 365 ilhas, cuja propriedade só pode ser concedida aos nativos Kuna Yalas. O orçamento de trainee nos permitiu ficar em uma ilha apenas, o que foi o suficiente para recuperar o bronzeado perdido, repor uma média de 50 horas não dormidas, fortalecer o maxilar com doses fortes de risadas de 15 em 15 minutos e gravar mais um episódio do Pocket Show Brasi-Chapin mais divertido de todos os tempos, senão o único: MIRA PUES!

Aí você pára e pensa: a menina teve que nascer no Espírito Santo, morar na Itália, completar 24 anos e ir pra Guatemala conhecer o Deus do Milho, resolver comprar uma passagem para o Panamá pra descobrir que o paraíso tem 70 judeus por metro quadrado e não precisa de banheiro.


Quem quiser conhecer nossa dura rotina em San Blas, favor acessar o Tortilla Vida, também conhecido como o "Blog do Fábio".

Assistam agora!
(Versão com legenda em breve!!!!)

15 comentários:

GUTO disse...

Só um adendo:

A quantidade de suor ao cubo (vulgo 3) é inversamente proporcional a amabilidade das pessoas! Obrigado pela simpatia Panameños queridos, principalamente ao taxista de Bocas del Toro a fronteira do PN com a CR. POr um momento achei que seria espancado e que ele fose esmagar minha cabeca na roda do seu taxi....

Voltando ao assunto anterior, quem ganhou o concurso?
A minha amiga Best Dalisaaa...
Ujuuuu.

Dalisa, vc é mara!!!!!hahahahahah

Beijos gata niponica

Guido disse...

Bicho, na MORAL!! HAhahahahahahha
Palmas de pé! Edição foda!

Fidel, se você tiver a oportunidade de ler esse post, saiba, você é um cara sui generis! E elefantíase tem cura.

No aguardo do próximo Mira Pues! =D

Parabéns Fábio e Renata! Boninhos chapinos!

Biah disse...

Caramba, quanta experiência bacana, moça! Fico imaginando qual será o próximo país ou ilha ou continente ou cidade que vc vai nos "trazer". Aproveite muito, ainda que sem banheiro ou ventilador. HA! Besos! :-***

Gleyson disse...

HAHAHHHAa essa do táxi me lembrou um amigo na Argentina. Ele chegando lá perguntou pro taxista:

-Que rio é esse?
- Qual a sua formação educacional?
- Sou advogado.
- E no Brasil vocês não estudam geografia?
- SÓ DOS PAÍSES IMPORTANTES!

O taxista parou num determinado ponto e disse que o hotel dele ficava na primeira à esquerda.

Na verdade ficava cerca de 2 km do local...

HAHAha esses argentinos apelões!

Bjs

Tiago Pizzolo disse...

melhor mira pues disparado!
ow, ow, sera que nao rola eu fazer uma ponta nestes mira pues em meus dias chapinos? quero meu lugar ao sol, meu 15 min de fama tambem, huehuahuauha.

beijao!

Unknown disse...

Guido! nessa viagem só falto o pagode para que fosse perfeito! com certeza para o 2014 vou cantar com vc no Brasil meu!!!

Valeu pela inforcao da elefantiase, hahaha ta indo tudo vem com o pé, a familia (renatis, guto e fabio) estao ajudando muito!! e pode deixar, que tem mais dois meses para fornecer mais um mira pues! ficou animal ne?
abraco!

Renata disse...

Tradução:

inforcao = informação
vem = bem

e a melhor de todas:

Fide = FIDEL AIUHAIUHAIUAHIUAHIUAHUAIHAIUHAIUHAIUAHIUAHAIUHIUAHAIUHAIUHAIUAHIUHIAUHAIUHAIUHAIUAHIUAHIUAHIUAH

Aline disse...

ei primaaaaaaaaaaaaa....
Mais uma fez esta tdddd sensacionall...lugar perfeito hein!!! e o mira pues sem comentariosss...mt bommm!!!!

mil bjosssssssssssssss

Ronald disse...

Saudades dos post e de vc sempre!!!
Esse no Limite sem banheiro, me fez lembrar meus acampamentos em barra de são francisco,não, montanha, não, bom jesus do norte... boa esperança...
muitos beijso saudosos

Unknown disse...

Não dá pra dizer sem comentários,né caramba? Porque hááá.. há muuuuitos comentários!
NOSSA- a-do-rei, fiquei, como se dizem? Boquiaberta? Quando você disse: postei mais um vídeo, pow prima, O VÍDEO! Parabéns a produção, aos participantes, haha,TUDO muito muuito bom!!! Congrats all!!! ixe, errei na língua, hoho!!!

Abração e curta e se cuide aí!!!
Besitos,

Rovana

Henrique Landim disse...

E NOXY!

sdufhso8dhfs8dufhs8fdfh8

Meu capitulo favorito de Mira Pues com certeza! E to MUITO bolado com o quarto de voces!

.fábio disse...

KD O COMENTARIO DA SUA MAE???

Anônimo disse...

q saudades de vc Renatrilaaaaaaaaaaaaaa

henrique disse...

hauahuahau.....70 judeus por metro quadrado, eu era mais um.....pqp

Aline Mamede disse...

hahahhahhahahah
Super produção esse capítulo do Mira Pues!! E olha que mundo pequeno (ou é a AIESEC que diminui ele?): eu conheci o Arturo (costa rica) em um congresso regional da AIESEC!
O lugar é lindo mesmo, muito massa ter esta oportunidade!
Saludos,
Aline (ex-trainee em Santiago)