domingo, 3 de outubro de 2010

San Blas: o paraíso não é logo ali mas a gente chega!

Fugindo da chuva vitalícia na Guatemala, um grupo de amigos e eu resolvemos investir num feriado coletivo e elegemos o Panamá como destino final. Apesar de ser de Vitória, nunca fui fã de terras muito quentes e estando na Guatemala há um ano, já me desacostumei a sair do banho suando e permanecer o resto do dia escorrendo água pelo corpo onde quer que você esteja. Na verdade Guate tem a melhor temperatura do mundo, o problema é que chove seis meses seguidos por ano. E se fica um dia sem chover, tenha a certeza que no outro cairá a cota de água do dia somada ao que não caiu no dia anterior.

Enfim, o Panamá é tão quente3 que deixa os verões de Vitória pedirem arrego. O mais interessante é que a quantidade de suor liberada é inversamente proporcional à amabilidade dos panamenhos. Não vou generalizar porque existe gente boa até na Argentina (Copa do mundo feelings), mas em todas as lojas, restaurantes e em 80% dos taxis as pessoas ou foram grossas ou ignorantes ou indiferentes à nossa presença. O que mais me marcou, de fato, foi o táxi no Panamá. Se ele estiver indo pra aonde você quer ir ele te leva, senão o motorista nem te responde e simplesmente vai embora.

Passamos um dia na capital, dormimos 1h e fomos de viagem para San Blas, um arquipélago caribenho bizarramente lindo, formado por 365 ilhas, cuja propriedade só pode ser concedida aos nativos Kuna Yalas. O orçamento de trainee nos permitiu ficar em uma ilha apenas, o que foi o suficiente para recuperar o bronzeado perdido, repor uma média de 50 horas não dormidas, fortalecer o maxilar com doses fortes de risadas de 15 em 15 minutos e gravar mais um episódio do Pocket Show Brasi-Chapin mais divertido de todos os tempos, senão o único: MIRA PUES!

Aí você pára e pensa: a menina teve que nascer no Espírito Santo, morar na Itália, completar 24 anos e ir pra Guatemala conhecer o Deus do Milho, resolver comprar uma passagem para o Panamá pra descobrir que o paraíso tem 70 judeus por metro quadrado e não precisa de banheiro.


Quem quiser conhecer nossa dura rotina em San Blas, favor acessar o Tortilla Vida, também conhecido como o "Blog do Fábio".

Assistam agora!
(Versão com legenda em breve!!!!)